domingo, 2 de janeiro de 2011

O que é Embriologia?

A embriologia é a ciência que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada. Considerando-se o desenvolvimento humano, este desenvolvimento inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo.


Desenvolve o conhecimento relativo ao início da vida e às mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento pré natal.
É de valor prático, ajudando o entendimento das causas de alterações na estrutura pós-natal.
Esclarece a anatomia e explica como se desenvolvem as relações normais e anormais.

TERMINOLOGIA EMBRIOLÓGICA:

Ovócito- Célula germinativa feminina produzida nos ovários.
Espermatozóide- Célula germinativa masculina produzida nos testículos.
Zigoto- Célula que resulta da união do ovócito ao espermatozóide durante a fertilização.
Clivagem É a série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias – os blastômeros.
Mórula – É uma massa sólida que tem de 12 a 32 blastômeros. Os blastômeros formam uma bola compacta de células. O nome mórula deriva da sua semelhança com a fruta amora.


Blastocisto - Após a entrada da mórula no útero, a partir da tuba uterina, uma cavidade preenchida por líquido – a cavidade blastocística- desenvolve-se no seu interior. Esta mudança converte a mórula em blastocisto. Suas células localizadas centralmente, o embrioblasto, formam o primórdio do embrião.


Implantação – Processo durante o qual o blastocisto adere ao endométrio(membrana mucosa ou revestimento do útero) e subseqüentemente se implanta nele.
Gástrula – Nesta fase forma-se no embrião um disco embrionário trilaminar. As três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma) vão se diferenciar nos tecidos e órgãos do embrião.


Neurulação – É o desenvolvimento do tubo neural a partir da placa neural. É o primeiro indício do Sistema Nervoso Central.

Embrião -  É o ser humano em desenvolvimento após os estágios iniciais. O período embrionário estende-se até o final da oitava semana.


Concepto – O embrião e seus anexos ou membranas associadas. O concepto inclui todas as estruturas embrionárias e extra embrionárias que se desenvolvem a partir do zigoto. Portanto inclui o embrião, a parte embrionária da placenta e suas membranas associadas, âmnio, saco coriônico e saco vitelino.

Feto – Após o período embrionário(oitava semana), o ser humano em desenvolvimento é chamado de feto. Durante o período fetal (da nona semana até o nascimento) ocorrem a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário